quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Concurso de Redação

Escrito por Núbia Daiana Mota Qua, 30 de Novembro de 2011 20:08

George Breno dos Anjos Queirós, de 17 anos foi o representante do Tocantins na 4ª edição do Concurso de Redação do Senado. O jovem que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, em Combinado, ganhou com prêmio uma viagem à Brasília onde participou do programa Jovem Senador, com outros 26 estudantes dos demais estados brasileiros. A intenção do concurso, que este ano trouxe como tema "O Brasil que a gente quer é a gente quem faz", é trazer uma reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. Participaram da seleção estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.

Os 27 finalistas tiveram a oportunidade de atuar como senadores, durante três dias, simulando todo o processo legislativo, desde a elaboração à aprovação de leis, exercendo o mandato com as atividades reais de um parlamentar. No Senado, os alunos foram recebidos pelo Presidente Sarney Federal, e diplomados Jovens Senadores. Para o representante do Tocantins, a participação no concurso serviu como estímulo para a participação em novas competições. “Sempre gostei de escrever, mas essa foi a primeira vez que participei de um concurso nacional. Acho que ter sido classificado foi bom não só pra mim, mas também para os meus colegas de escola, para que eles tenham coragem e se inscrevam assim como eu fiz e tive a sorte de ter sido escolhido”, conta George.

Mas, segundo Emília Oliveira de Morais, coordenadora da unidade escolar onde George estuda, não foi a sorte que deu o prêmio ao estudante, mas a dedicação. “Ele é ótimo aluno, muito dedicado e talentoso. A redação escrita por ele merecia mesmo ter sido finalista”, conta. Segundo ela, a classificação é resultado das ações de incentivo à leitura e escrita desenvolvidas pela unidade escolar, o que explica também o fato de que, pelo terceiro ano consecutivo, os representantes do Tocantins no concurso tenham saído desta mesma escola. “Durante todo o ano trabalhamos a leitura, a produção de texto, e promovemos eventos que incentivam nossos alunos a ter o hábito da leitura. Acredito que esse prêmio é uma conseqüência desse trabalho feito por toda a equipe com o apoio da família”, elucida.

Em 2010 o vencedor do Tocantins no concurso foi o estudante Renato Fontes e em 2010 a aluna Geovana Campos. E os alunos destaques do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva não param por aí. Em 2010, Daniel Moraes Avelino, também aluno da unidade, foi um dos 35 Jovem Embaixadores de 2010, programa de proporciona a alunos brasileiros da rede pública uma viajem de intercâmbio de três semanas aos EUA.

O Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, funciona desde 1987 e tem 274 alunos matriculados no Ensino Médio.



Categoria Poesia.

Escrito por Francine Haddad Qua, 30 de Novembro de 2011 15:21

Advilson Nunes Caldeira é aluno da 2ª série do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, da Escola Estadual Agrícola David Aires França, no município de Arraias. Trabalhando o tema Sustentabilidade, ele venceu o Concurso de Poesia e Paródia promovido pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, na cidade de Campos Belos, Goiás, conquistando o 2º lugar na categoria Poesia.

“Eu sempre gostei de poesia, mas às vezes eu tinha vergonha. A escola abriu muitas portas pra mim e eu descobri que tinha um dom. Me deram uma oportunidade, e agora eu tenho vontade de escrever cada vez mais. É muito gratificante e estou muito feliz de ter conquistado esse prêmio”, contou o estudante.

Toda a equipe da escola ficou muito orgulhosa com a premiação. “Esse tema é trabalhado no dia a dia nas aulas, integrada ao cotidiano escolar”, explicou o coordenador pedagógico, Rogério Ribeiro Coelho.

Confira a poesia escrita por Advilson:

Sustentabilidade

Há diferentes Escolas
Nesse nosso Brasil
Tem aquelas que só ensinam estudar
E aquelas cheias de encantos mil

Quando digo encantos mil
Refiro – me a projetos sustentáveis
Que estão presentes
Em algumas escolas do Brasil

É com muito orgulhoso que me declaro
Estudante de uma Unidade Escolar
Em que alunos e professores lutam
Para construir um mundo mais sustentável
Para os nossos filhos poder morar

Na sala de aula estudamos com alegria
Fazendo projetos sustentáveis
Usando a nossa sabedoria
Depois é só aplicar na prática
O que se aprende na teoria

Logo na entrada
Temos a recuperação de áreas degradadas
Refazendo uma floresta
Que antes foi derrubada

Mas em baixo
Temos a nossa horta escolar
Todos os adubos são orgânicos
Da gosto só de mostrar

A inseticida aplicada
É 100% natural
Não prejudica a natureza
E nem contribui para o aquecimento global

Com todas as áreas plantadas
Buscamos um só objetivo
Expandir o desenvolvimento sustentável
Para que o meio ambiente agradeça
E tenha resultado positivo

Todos os nossos frutos e legumes
São 100% natural
Não tem nada químico
E nem produto artificial

A nossa meta
É conscientizar mais gente
Para converter esse quadro
E assim voltar a conviver
Com um bonito ambiente

Atenção, esse não é um curso mais pobre
Mas também não é o mais rico em abundância
E eu apresento meu nome
Prazer Advilson Caldeira aluno da Escola Estadual Agrícola David Aires França
Trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável
Por meio ambiente produtivo e não degradável