quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Categoria Poesia.

Escrito por Francine Haddad Qua, 30 de Novembro de 2011 15:21

Advilson Nunes Caldeira é aluno da 2ª série do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, da Escola Estadual Agrícola David Aires França, no município de Arraias. Trabalhando o tema Sustentabilidade, ele venceu o Concurso de Poesia e Paródia promovido pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, na cidade de Campos Belos, Goiás, conquistando o 2º lugar na categoria Poesia.

“Eu sempre gostei de poesia, mas às vezes eu tinha vergonha. A escola abriu muitas portas pra mim e eu descobri que tinha um dom. Me deram uma oportunidade, e agora eu tenho vontade de escrever cada vez mais. É muito gratificante e estou muito feliz de ter conquistado esse prêmio”, contou o estudante.

Toda a equipe da escola ficou muito orgulhosa com a premiação. “Esse tema é trabalhado no dia a dia nas aulas, integrada ao cotidiano escolar”, explicou o coordenador pedagógico, Rogério Ribeiro Coelho.

Confira a poesia escrita por Advilson:

Sustentabilidade

Há diferentes Escolas
Nesse nosso Brasil
Tem aquelas que só ensinam estudar
E aquelas cheias de encantos mil

Quando digo encantos mil
Refiro – me a projetos sustentáveis
Que estão presentes
Em algumas escolas do Brasil

É com muito orgulhoso que me declaro
Estudante de uma Unidade Escolar
Em que alunos e professores lutam
Para construir um mundo mais sustentável
Para os nossos filhos poder morar

Na sala de aula estudamos com alegria
Fazendo projetos sustentáveis
Usando a nossa sabedoria
Depois é só aplicar na prática
O que se aprende na teoria

Logo na entrada
Temos a recuperação de áreas degradadas
Refazendo uma floresta
Que antes foi derrubada

Mas em baixo
Temos a nossa horta escolar
Todos os adubos são orgânicos
Da gosto só de mostrar

A inseticida aplicada
É 100% natural
Não prejudica a natureza
E nem contribui para o aquecimento global

Com todas as áreas plantadas
Buscamos um só objetivo
Expandir o desenvolvimento sustentável
Para que o meio ambiente agradeça
E tenha resultado positivo

Todos os nossos frutos e legumes
São 100% natural
Não tem nada químico
E nem produto artificial

A nossa meta
É conscientizar mais gente
Para converter esse quadro
E assim voltar a conviver
Com um bonito ambiente

Atenção, esse não é um curso mais pobre
Mas também não é o mais rico em abundância
E eu apresento meu nome
Prazer Advilson Caldeira aluno da Escola Estadual Agrícola David Aires França
Trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável
Por meio ambiente produtivo e não degradável


Nenhum comentário:

Postar um comentário